Não há sentido em ser exato quando você nem sabe sobre o que está falando.
John von Neumann (1903-1957) – Matemático húngaro
Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.
Isaac Asimov (1920-1992) – Escritor russo, autor de Eu, robô
Dado não é informação, informação não é conhecimento, conhecimento não é sabedoria.
Cliff Stoll (1950) – Astrônomo americano contemporâneo
A primeira frase acima, de Neumann, extraída do livro Frases Geniais, de Paulo Buchsbaum1, é bastante interessante, pois simplesmente relata, numa simples sentença, que se deve falar, sobre o que quer que seja, com conhecimento. A segunda, de Asimov, refere-se ao fato de o conhecimento poder trazer problemas a algumas pessoas, mas a ignorância é muito pior, pois não os resolve. Já a terceira, de Stoll, nos diz que sabedoria é muito mais do que dados, informações e conhecimentos, pois é preciso saber aplicar o que se conhece, com humildade, respeito e muito bom senso.
Isto posto, nesta época de Natal, procurei referências sobre esta festa tão celebrada pela humanidade. No blog Toda matéria - História do Natal, Daniela Diana, professora licenciada em letras, nos conta sobre o chamado Ciclo do Natal, celebrado durante doze dias, de 25 de dezembro até 6 de janeiro do ano que se inicia. E esse período tem relação com o tempo que os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, levaram para chegar até a cidade onde Jesus nasceu, que foi Belém.
Por outro lado, revisando a história, ficamos sabendo que essa festa religiosa tem a sua origem em celebrações pagãs que eram feitas na antiguidade. Os romanos, nessa data, comemoravam a chegada do frio, que é o chamado solstício de inverno. O culto romano era ao deus Sol (natalis invicti Solis) e festas eram realizadas com vistas à renovação.
Lembro, conforme informação da Wikipédia, que solstício (palavra proveniente do latim sol + sistere, que não se mexe) “é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da Linha do Equador.” A ocorrência é de duas vezes ao ano, nos meses de junho e de dezembro. Para quem mora no hemisfério norte, o solstício de verão acontece por volta de 21 de junho e o solstício de inverno, em torno de 21 de dezembro. Por sua vez, no nosso hemisfério sul, o acontecimento é simétrico; o solstício de verão acontece em dezembro, significa que a duração do dia é a mais longa do ano, e o de inverno no mês de junho, quando a duração da noite é a mais longa do ano.
Os Trópicos de Câncer e de Capricórnio são linhas imaginárias paralelas à linha do Equador, nomeadas há cerca de 2000 anos e definidos em função dos solstícios. No de Capricórnio, o sol está exatamente no alto, em 21 de dezembro. Essa informação está bastante resumida, quem interesse tiver em mais pormenores, recomendo procurar publicações sobre o tema.
Os mesopotâmicos (da região onde atualmente é o Iraque) celebravam uma festa pagã denominada “Zagmuk”, e nela um homem era escolhido para ser sacrificado! A crença era de que no final do ano alguns monstros despertavam e ficavam irritados com a chegada do inverno, para eles, o ano novo representava uma grande crise. Então, o deus Marduk precisava derrotá-los para preservar a vida na terra. O festival de ano novo durava 12 dias e era feito para ajudar o deus na defesa da vida terrestre. A tradição dizia que era o rei que deveria morrer, mas... - e isso era de se esperar de quem tem o poder decisório – ...resolveram pegar um criminoso, vesti-lo com as roupas do rei e “tratado com todos os privilégios do monarca”, ele era morto e levava todos os pecados do povo para agradar os monstros. Essa informação obtive de um site da Prefeitura de Santos, de São Paulo, no Portal Cultura (Conheça a história que deu origem à celebração de Natal). Portanto, a celebração do Natal foi bem anterior ao Cristianismo, em aproximadamente dois milênios.
O Cristianismo, após várias crises e perseguições, consolidou-se no século IV e então a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Referem os autores que não se sabe a data exata de nascimento de Cristo. Consolidando a data, cristianizaram as festas pagãs, com uma nova simbologia.
Juntamente com a Páscoa, que celebra a ressureição de Jesus Cristo, o Natal é uma das mais importantes e principais datas comemorativas dos cristãos. Esse termo, Natal, vem do latim “natalis”, derivada do verbo nascer (nascor), segundo Diana. Foi o Papa Julius (337-352) que escolheu a data. Posteriormente, o Imperador Justiniano, em 529, a declarou feriado nacional.
E para celebrar o Natal da fanpage, a música escolhida para o vídeo desta semana é a bela canção natalina intitulada White Christmas. Ela foi composta por Irving Berlin e originalmente foi gravada pelo espetacular artista americano Bing Crosby. Essa versão de Crosby está no Guinness World Records como o single mais vendido de todos os tempos. Superou a marca de 50 milhões de cópias em todo o planeta Terra. Mas a Wikipédia ainda nos informa que outras versões, somadas à de Crosby, venderam mais de 150 milhões de cópias.
O autor não foi nada modesto ao considerar que White Christmas é a “melhor canção já escrita”; mas, na verdade ela é muito linda, como muitas outras.
A origem da música é totalmente desconhecida, segundo o site do Governo Civil de Portalegre, em Entretenimento. Sabe-se que Berlin escreveu para um espetáculo da Broadway, sobre as férias, que se tornou um filme musical de 1942, intitulado Holiday Inn. Informação de sua filha, Linda Emmet, dá conta que o pai pode ter escrito a canção em 1938 ou 1939, no Arizona e/ou Nova York. Informação adicional nos diz que ele teve um filho morto no dia de Natal, no ano de 1928, com três semanas de idade.
Concluo esse artigo, desejando muitas felicidades, paz e amor a todas as pessoas que nos têm acompanhado ao longo desses últimos anos. Para nós, tem sido motivo de enorme satisfação poder realizar e apresentar a vocês nossos artigos, nossas cantorias e criações artísticas para os vídeos.
Lembro, entretanto, que não podemos esquecer da doença COVID-19. Nesta época de reuniões, congraçamentos e festividades, entre muitas pessoas, todo cuidado se faz necessário, obedecendo às recomendações dos órgãos competentes, que podem ser diferentes de acordo com cidades e estados. Infelizmente a pandemia ainda não acabou.
E não esqueçamos, pois tem tudo a ver com a época: Quarta-feira, dia 21/12/2022 – Dia do Solstício no Hemisfério Sul – Início do verão às 18h48 e termina em 20/03/2023, apesar do frio que vem fazendo aqui na Região Sul do Brasil.
Desejamos um Feliz Natal!!!
Referência:
1. Buchsbaum P. Frases Geniais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004, 439 p. ISBN 85-00-01533-0
Rosires Andrade
Em 23.12.2022
Comments